Vilma Napoli
Psicóloga clínica CRP 11456/08

Psicoterapia Individual
Descrição do serviço
Por uma vida mais saudável, feliz e cheia de sentido
​
Vivemos tempos difíceis em saúde mental. Os casos de ansiedade e depressão entre os brasileiros têm crescido muito na pós pandemia, o que justifica mais ainda o investimento (tempo e dinheiro) em psicoterapia. A psicoterapia é um processo transformador que promove autoconhecimento. E o autoconhecimento é uma ferramenta extremamente poderosa que ajuda a ter saúde mental.
​
A psicoterapia é um tratamento realizado por um profissional especialista, com formação base em psicologia, o qual atua sob a luz da ciência. É uma ajuda especializada para resolver os problemas da vida adulta que estão gerando sofrimento emocional. É recomendado para qualquer pessoa.
Escolher fazer psicoterapia é um ato de autocuidado. Crenças como "terapia é para loucos" ou algo parecido está muito ultrapassado. Cuidar da saúde mental está na moda, é um ato de muito orgulho. Tudo o que acontece no setting terapêutico é confidencial
Fazer terapia também é ter uma oportunidade bonita de reescrever a própria história, ressignificando feridas, (re) construindo e fortalecendo o sentindo de vida. A terapia é um espaço seguro para se sentir cuidada, querida, acolhida, ouvida, validada, compreendida. Gosto de pensar que fazer terapia é um presente que damos a nós mesmos, um autoabraço acolhedor nessa jornada da vida.
​
Quanto tempo dura uma sessão de terapia, qual é a frequência e o processo de alta?
​
Uma sessão de terapia costuma durar 50 a 60 minutos, e geralmente tem uma frequência semanal. A duração de um processo de psicoterapia é muito individual. Mas sabemos que a terapia precisa de tempo para apresentar resultados satisfatórios, por isso é muito importante escolher bem o seu terapeuta para que você possa confiar e se entregar no processo. A alta da terapia é pensada pela dupla, terapeuta e paciente, considerando a realização dos objetivos terapêuticos como ponto de referência. E depois da alta, o paciente poderá fazer sessões eventuais de manutenção (tal como se faz na odontologia e na medicina) para checar a saúde mental e/ou retomar o processo, caso tenha alguma demanda nova para trabalhar.